Diretrizes Educação Sesc

Desde a sua criação, em 1946, o Sesc procura responder aos desafios de cada tempo de forma consciente e ética, trilhando caminhos para buscar uma educação transformadora que leve à inovação.
Tendo como premissa a Carta da Paz Social, o Sesc pauta suas ações em solidariedade e confiança para que educadores, estudantes e familiares se comprometam com a construção de uma sociedade justa e inclusiva.
A fim de contribuir com a missão do Sesc, expressa em nosso Plano Estratégico, a área de Educação apresenta as Diretrizes para a Educação Básica do Sesc. Resultado de um trabalho coletivo realizado entre o Departamento Nacional e os Departamentos Regionais, o presente documento busca unificar o trabalho do Sesc em todo o Brasil e, ao mesmo tempo, preservar a diversidade que o caracteriza.
Diretrizes são orientações, guias, rumos. São linhas que definem e regulam um traçado ou um caminho a seguir. Diretrizes são também entendidas como instruções ou indicações para estabelecer um plano, uma ação. Nesse sentido, o conjunto de diretrizes aqui proposto objetiva alinhar e apoiar o trabalho educativo dos Departamentos Regionais e escolas do Sesc, passando por todos os níveis e modalidades (Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) e considerando as várias práticas pedagógicas desenvolvidas pelas unidades educacionais em seus respectivos territórios.
Neste processo, a busca por um alinhamento entre as atuações de diferentes sujeitos para responder a questões demandadas pela prática contribui para o desenvolvimento de um sentido de pertencimento ao seu espaço de trabalho e de engajamento com a construção de diretrizes comuns, que vão moldara identidade da Educação Básica do Sesc.
Assim, o Departamento Nacional se une a todos os Departamentos Regionais do Sesc para dar um passo à frente, num contexto nacional em que ampliar e investir esforços na Educação Básica se mostra cada vez mais indispensável e premente. Portanto, este documento é um instrumento que contempla a diversidade das escolas e as múltiplas dimensões do trabalho educacional e que procura, sobretudo, construir uma linha de unidade visando a um fazer e pensar próprios da Educação do Sesc.

DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO SESC – PÁGINA 05

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