Álbum de fotos desta unidade.

Atividades Pedagógicas - Ens. Fundamental II - MEC - 2017

 
Projeto - Roda de Conversa

O projeto "Roda de conversa" desenvolvido com os estudantes do Ensino Fundamental II, têm como propósito debater temas inerentes a vivência dos adolescentes em momentos ricos de aprendizado e interação entre eles.

No último dia 15 de setembro os estudantes dos 8° e 9° anos participaram da saída pedagógica a Chácara Champagnat, para um momento externo dessa experiência. Na ocasião, as orientadoras educacionais, psicóloga escolar e docentes realizaram debates envolvendo os educandos nas seguintes temáticas:

  • Gravidez na adolência;
  • Bullying e Ciberbullying;
  • Violência doméstica;
  • Nudes - As consequências de tais ações;
  • Narguilé e os problemas respiratórios.
  • Músicas - Machismo e visão da mulher.

           Este projeto baseia-se nos 4 pilares da Educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Conviver, Aprender a Ser e Aprender a Fazer. Esses pilares são baseados no relatório para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI.

 

 SHOW DE TALENTOS

Este ano o Show de Talentos do Ensino Fundamental II teve como tema central a Inclusão. Foram mais de 80 apresentações em dois dias de atividades. Todas as turmas do segmento tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos através de apresentações teatrais, cantos e danças. Sucesso total!

 JISESC

            A 39ª edição dos Jogos de Integração Crianças e Adolescentes do Serviço Social do Comércio - JISESC ocorreram nas unidades do Sesc-DF entre os dias 28 de Maio e 2 de julho, reunindo 5 mil atletas em 15 modalidades esportivas na edição deste ano. A escola EDUSESC participou com cinco equipes representando a instituição, Futsal masculino com as categorias infantil e mirim, Queimada masculina e feminina com a categoria mirim e Tênis de Mesa com 3 atletas, acompanhados pelas técnicas e professoras de Educação Física Tatiane Silva Lira da Costa e Lucineide Cristina de Sousa.

            Com chaves formadas por mais de 25 jogos, os atletas do Futsal masculino mirim chegaram até as quartas de finais com muita garra. Os atletas da Queimada masculina conseguiram a colocação do 3º lugar no pódio e no Tênis de mesa também alcançaram o 3º lugar. A competição é uma tradicional formadora de talentos esportivos e já contou com a participação de atletas de destaque nacional, como Leila Barros e Joaquim Cruz. A participação dos discentes estimula a aptidão esportiva além de demonstrarem durante os jogos a que conhecem sobre a importância do "fair play", respeitando sempre o adversário e que muitas vezes a derrota nos ensina a vencer.

Projeto Múltiplas Linguagens da Arte - MLA

camera

 

 Mostra Brasileira de Foguetes

Realizada no Taguaparque, vários estudantes do Ensino Fundamental II lançaram seus foguetes de garrafas PET afim de ver qual iria mais longe. Movidos a ar comprimido e água, o foguete que teve o maior alcance foi a 114m de distância, feito por uma equipe de meninas do sexto ano vespertino. A atividade, além lúdica e caráter científico, foi um ótimo momento de descontração e integração entre os estudantes, equipe pedagógica e famílias.

Preparativos para a culminância do projeto

As Múltiplas Linguagens da Arte (MLA)

 O projeto literário desse ano envolveu a leitura das seguintes obras:

- Malala: A Menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca (6° ano).

- 10 líderes que mudaram o mundo, de Clive Gifford (7° ano).

- Eu sou Malala , de Malala Yousafzai com Patrícia McCormick (8° ano).

- Quarto de Despejo – diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus (9° ano).

 

Com muito empenho dos professores de Artes e Língua Portuguesa, uma diversidade grandiosa de trabalhos artísticos (exposição, teatro, música e dança) foram desenvolvidos com os estudantes para trabalhar os textos recomendados. A culminância desse projeto, mais uma vez, promete ser memorável.

 Visita ao Museu de Geociências da Universidade de Brasília - UnB

Os estudantes dos sextos anos vespertino conheceram o Museu de Geociências da Universidade de Brasília (UnB). Na companhia de vários dos professores, houve a visitação orientada no espaço pelos monitores do local, com rico acervo voltado para o estudo das rochas, minerais, meteoritos, pedras preciosas, dentre outros. A experiência se mostrou riquíssima para os participantes.

 

Visita ao Sítio Arqueológico Cajubaixo

 

Os estudantes dos sextos anos vespertino visitaram o Sítio Arqueológico do Cajubaixo. Nessa saída, que durou o dia todo, a atividade principal no local foi a escavação de “fósseis”, além dos estudantes aprenderem sobre o Egito Antigo e o cerrado.

 

Jogos EDUSESC

Entre os dias 25 e 27 de Abril os estudantes do Ensino Fundamental II participaram dos Jogos EDUSESC. No primeiro dia aconteceu a cerimônia de abertura. Nos demais dias e em cada turno, os eventos contaram com muitas atividades. Houveram apresentações de balé e dança de rua. Os próprios estudantes realizaram coreografias complexas como líderes de torcida, dando um show de habilidade e técnica. Disputaram as modalidades de vôlei, futsal, queimada, xadrez, tênis de mesa e jogos de vídeo game. Foi um sucesso!

Reuniões com os representantes de turma

 A primeira reunião de representantes de turma, ocorreu em fevereiro e contou com a presença da diretora pedagógica, Ana Maria Andreolli. Teve como objetivo principal, alinhar o trabalho para o início do ano letivo. A proposta foi compartilhar com os estudantes a responsabilidade e atuação que se espera dessa liderança, assim como reforçar a rotina escolar. Já na segunda reunião, conduzida pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e Coordenação Pedagógica, objetivou o repasse aos representantes das demandas gerais e a entrega de uma agenda para acompanhamento da rotina da turma e das intervenções deles junto aos seus colegas.

Ludicidade e Valores

O Serviço de Orientação Educacional - SOE planejou novidades. Com a turma do 7° ano as rodas de conversa estão vinculadas a jogos de lógica, no qual o aspecto lúdico foi posto em destaque para se falar de valores. O SOE explorou o entendimento das brincadeiras para que os estudantes pudessem valorizar, nos seus colegas, aspectos positivos.

Pensar antes de agir!

O SOE realizou uma roda de conversa com a turma do 6° ano acerca da temática - Pensar antes de agir! Na ocasião foi realizada a leitura do texto "A borboleta azul", levando-os a refletirem e debaterem sobre a importância das nossas ações.

Projeto - Meu lugar no Mundo

Os estudantes foram ao laboratório de informática educativa e utilizaram o Google Earth como instrumento de mediação pedagógica para comparar a realidade local com a realidade global, elencando problemas e propostas de intervenções no cotidiano das regiões onde vivem.