Nutrição

         Para crescer com saúde, é necessário, dentre diversas coisas, que a criança se alimente bem. Vale lembrar que se a criança comer muito somente um tipo de alimento, não significa que ela  está  se alimentando adequadamente.Uma boa alimentação é aquela em que se come de tudo um pouco. Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes que nosso corpo precisa, por isso devemos variar os alimentos que comemos.

         Devemos acrescentar em nossa alimentação: frutas, verduras, folhas, feijões, arroz, leite e carne. Não podemos esquecer da ingestão da água e dos sucos naturais evitando refrigerantes e sucos industrializados.

Os alimentos podem ser:

De origem animal: carnes, ovos, leite e derivados.

De origem vegetal: frutas (exemplo: goiaba, manga e banana); verduras (exemplo: agrião, alface e brócolis), legumes (exemplo: chuchu, cenoura e beterraba) e cereais (exemplo: feijão, arroz e milho).

De origem mineral: água.

         Alguns alimentos possuem em sua composição substâncias que, em grandes quantidades fazem mal à nossa saúde, tais como: conservantes, acidulantes, corantes. Dessa forma, devemos evitar alimentos como: bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos, balinhas, frituras e alimentos com alto teor de sal, e açúcar.  

Princípios de uma boa alimentação

Uma alimentação equilibrada e nutritiva deve ter as seguintes características:

1) Qualidade: Dê preferência aos alimentos mais naturais, como: frutas, verduras, legumes, sucos naturais. Evitar os alimentos industrializados como: biscoitos recheados, sucos industrializados, refrigerantes 

2) Quantidade: Deve estar de acordo com a faixa etária e estilo de vida de cada um. Devendo ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.

3) Harmonia: É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação à quantidade e qualidade.Monte seu prato com frutas, verduras, legumes, arroz, feijão e carne, dando preferência as carnes brancas e magras.  

4) Variedade: Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentando diferentes nutrientes. A alimentação deve ser colorida. Durante o dia não devemos comer apenas um tipo de fruta e verdura/legume, devemos consumir três tipos de frutas diferentes e dois tipos diferentes de verduras e legumes.