Estudantes da EduSesc Ceilândia se aprofundam em diferentes componentes curriculares durante viagem para Pirenópolis

estudantes-da-edusesc-ceilandia-se-aprofundam-em-diferentes-componentes-curriculares-durante-viagem-para-pirenopolis

No último dia 7 de dezembro, estudantes da EduSesc Ceilândia do 7º ano embarcaram em uma jornada de aprendizado e descobertas durante a viagem pedagógica e cultural ao município de Pirenópolis, em Goiás, e ao Santuário Vagafogo. 

Viagens pedagógicas são muito mais do que passeios; são ferramentas que enriquecem o aprendizado, proporcionando experiências reais e práticas. A interação direta com o ambiente faz com que os estudantes absorvam conceitos de forma mais efetiva, trazendo à tona a prática da cidadania e ampliando horizontes além dos limites da sala de aula. 

Essa viagem interdisciplinar foi um complemento valioso ao plano de ensino, englobando áreas do conhecimento como Ciências Naturais, Geografia, História e Português. O objetivo principal foi materializar, in loco, os conceitos estudados em sala de aula. 

No Centro Histórico de Pirenópolis, os estudantes puderam explorar trilhas e vivenciar a Flipiri – Feira da literatura local, mergulhando em temas como período colonial, a chegada dos Bandeirantes ao Centro-Oeste, a fauna e flora do cerrado, e conhecendo obras literárias infanto-juvenis. 

A viagem também teve como propósito promover momentos de confraternização, estimular o trabalho em equipe e incentivar o turismo cívico. Cada componente curricular teve seu enfoque específico: 

Ciências: Aprofundaram-se na fitofisionomia do bioma cerrado, compreendendo sua importância na preservação do ecossistema e reconhecendo sua biodiversidade. 

Geografia: Exploraram as formas de relevo do Planalto Central, compreendendo a responsabilidade na preservação da natureza e do patrimônio histórico-cultural. 

História: Analisaram a expansão territorial do Brasil e discutiram a figura do bandeirante. 

Português: Utilizaram conhecimentos linguísticos na produção textual, identificando estratégias argumentativas e ortografia correta. 

O professor de Geografia, Rossini Magno Ferreira de Carvalho, acompanhou os discentes e compartilhou momentos marcantes: “Ao chegarmos à Vagafogo, tivemos um encontro com o proprietário, que nos inspirou com a história da fazenda, a formação do santuário e enfatizou a preservação ambiental. No retorno, estudantes expressaram que foi uma das melhores experiências de suas vidas até então”. 

Para a EduSesc, oferecer essas experiências vai além do ensino convencional; é proporcionar aos discentes uma aprendizagem prática e significativa, conectando os conteúdos teóricos à vida real. Essas vivências contribuem para um aprendizado mais profundo e duradouro, incorporando valores e conhecimentos essenciais para o seu desenvolvimento como cidadãos conscientes e críticos.