Estudantes da EduSesc Gama celebram diversidade e autenticidade por meio do projeto Vozes Que Ecoam

estudantes-da-edusesc-gama-celebram-diversidade-e-autenticidade-por-meio-do-projeto-vozes-que-ecoam

Na manhã do último sábado, 25 de novembro, os estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da EduSesc Gama realizaram uma apresentação conclusiva do projeto “Representatividade e Identidade – Vozes que ecoam” por meio de exposições e apresentações artísticas. 

O projeto busca estabelecer diálogos e práticas pedagógicas sobre a representatividade em diversas áreas da sociedade e suas implicações no respeito ao próximo. A EduSesc, enquanto instituição educacional comprometida com a construção de valores, reconhece seu papel fundamental na promoção de conceitos como igualdade, respeito e na compreensão das diferenças entre indivíduos, não apenas em relação à cor, raça ou credo, mas também na maneira de pensar, agir e interagir com o ambiente ao redor. 

A professora de Arte, Jessica Azevedo, mencionou a participação ativa dos estudantes durante todo o processo de preparação do projeto: “Conversamos sobre a proposta e construímos juntos o que poderíamos realizar. Após definirmos os objetivos, organizamos as turmas em grupos conforme as habilidades de cada aluno, permitindo que se tornassem mais independentes para desenvolver suas partes.” 

Jessica também compartilhou a emoção ao presenciar o entusiasmo de cada participante ao apresentar algo novo e conectado à forma como são percebidos.  

“Fiquei impressionada com a autonomia de muitos, como a Bruna, que dirigiu e decidiu os enquadramentos das cenas, enquanto outros colegas sugeriam novos diálogos e situações, mantendo muito respeito pelo que já havíamos planejado. Muitos pais dos estudantes dos anos finais visitam a escola apenas para conferir os resultados refletidos em notas ou boletins, e apresentar algo diferente os deixou bastante entusiasmados”, afirmou a professora de Artes.