Estudantes representarão a EDUSESC na Olimpíada Brasileira de Foguetes – Rio de Janeiro

estudantes-representarao-a-edusesc-na-olimpiada-brasileira-de-foguetes-rio-de-janeiro

Estudantes da EDUSESC de Taguatinga Norte estão classificados para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Foguetes e vão para o Rio de Janeiro representar a escola nessa competição

 

De 4 a 7 de novembro uma equipe de estudantes do Ensino Médio da EDUSESC estará reunida com os grupos mais bem classificados, oriundos de todos os estados brasileiros

 

alunos  - foguetes

 

 

          

        Pelo terceiro ano consecutivo estudantes do Ensino Médio da EDUSESC conseguiram vaga para ir para a segunda fase da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – a Jornada de Foguetes – sediada no Rio de Janeiro, reunindo estudantes das escolas com os melhores lançamentos de foguetes de garrafas pet de todos país.

         Única escola particular do DF classificada para a X Jornada de Foguetes 2016, desde o ano em que a competição foi pra trazida para o alunos do SESC, em 2014, o colégio tem se mantido com resultados excelentes para a etapa nacional. Da cidade, as outras únicas escolas convocadas para a Jornada foram o Colégio Militar de Brasília e o Colégio Militar Dom Pedro II.

        Devido ao ótimo trabalho desenvolvido no começo do ano, o grupo melhor colocado da escola já estava com uma expectativa alta para receber uma notícia oficial da comissão organizadora da olimpíada, vinculada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A felicidade dos estudantes Arthur Dousseau, Joyce de Farias e João Antônio, alunos do 2º ano, se concretizou quando o convite realmente chegou.

        Patrocinados pelo SESC, que está custeando as passagens e estadia do grupo no Hotel Fazenda Ribeirão (Barra do Piraí), onde os estudantes de todo país irão se reunir para os lançamentos, a equipe será acompanhada esse ano pelo coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II (e também professor de Física) Demetrius Leão. “O compromisso e a ansiedade desses alunos em representar bem a escola é algo motivador. Eu também que sou fortemente ligado com as questões das ciências astronômicas e astronáuticas estou muito animado com essa viagem, pois é a primeira vez que eu participo desse evento”, relatou o coordenador.

       Esse reconhecimento e entendimento da escola com essas iniciativas trazidas e organizadas pelos professores de Física (Diones Charles e Gleidson Fernandes) e Matemática (Fernando Barbosa) do Ensino Médio é altamente encorajador para a manutenção de uma série de projetos que são desenvolvidos na escola nessa área, como as observações astronômicas do De Olho no Céu, que todos os anos, desde 2011, cativam dezenas de jovens com a beleza das ciências espaciais.

        Os estudantes já estão à todo vapor em fase de planejamento e construção de um novo foguete e base de lançamentos. No Rio de Janeiro, além da disputa entre equipes, os estudantes irão apresentar os seus projetos de foguetes, assistirão palestras, sessões de planetário e farão observações astronômicas. Dessa peneira, as equipes com os melhores lançamentos concorrerão a prêmios.