Território da Natureza

Território da Natureza

A natureza é fascinante, ela é cheia de perguntas e coisas a explorar, discutir, conversar e compartilhar.

                A criação de contextos educativos na Educação Infantil é um convite a aprendizagem significativa para as crianças, pois são esses espaços provocativos que consideram a estética, materiais e oportunidades de criação elementos primordiais para a construção dos territórios.
                Os ambientes naturais oferecem maior diversidade lúdica para as crianças, aguçam a curiosidade e permitem a troca entre os pares. Os últimos estudos mostram a importância da natureza e do brincar ao ar livre como essenciais para formação integral da criança.
                O simbolismo percebido nas ações dos estudantes a partir dos contextos criados no TERRITÓRIO DA NATUREZA, oportunizou que a folha seca da bananeira virasse balanço, o caroço do pequi virasse bola, o cacho da banana nanica transformasse em comidinha no cesto, o galho virasse ferramenta, o morro de grama ...Ah, o morro de grama! Esse virou um belo escorregador.
                Para Lev Vygotsky o ato de brincar é de fundamental importância na idade da pré escola, pois tem intrínseca relação com o desenvolvimento infantil. Afirma que é por meio do brincar que a criança se apropria do mundo real, domina conhecimentos, se relaciona e se integra culturalmente, especialmente no plano do faz de conta. (Trecho retirado da Proposta Pedagógica da Edusesc, pg, 24)
                Apreciem o álbum de fotos, encantem-se, ampliem o olhar e percebam a diversidade de sensações, emoções, aprendizagens e delicadeza desse momento.

Por Andréia de Morais
Diretora Pedagógica

Execução dos trabalhos
Coordenadora Pedagógica - Roberta Bezerra

Orientadora Educacional - Giselle da Silva
Equipe Docente da Ed. Infantil