TERRITÓRIO DA TINTA

TERRITÓRIO DA TINTA

Se acabar a tinta, vai colocar mais ou vou ter que ir embora?
Yasmim,  3 anos.

          O Território da Tinta foi desenvolvido no segmento da Educação Infantil e 1° ano do Ensino fundamental I de forma a oferecer para as crianças a oportunidade de expressar a criatividade por meio dos contextos provocativos dispostos no Território.
          Os contextos foram organizados com materiais variados, oportunizando as crianças o contato com borrifador, cotonete, pincel, rolinhos, galhos, folhas, algodão, prendedor de roupa  e tantos outros suportes que fizeram parte do Território. A ideia principal é a experimentação, o envolvimento dos estudantes na escolha dos contextos e a forma como cada criança sente e vivencia o momento.
          O planejamento é feito pela Equipe Pedagógica e professores de forma minuciosa, projetando e articulando cada material e contextos com as diversas intencionalidades educativas previamente discutidas e avaliadas em grupo.
         O Território é um local potencializador de ideias, favorece a interação interpessoal entre os pares e engendra um ambiente capaz de transformar a brincadeira em um terreno fértil de possibilidades e de aprendizagens significativas.
         Enxergar o espaço como terceiro educador é perceber nas entrelinhas de cada contexto a oportunidade de fortalecer a compreensão de infância e de criança que acreditamos: Potente e Protagonista do seu percurso educativo.
          O Território da Tinta deixou muitas marcas, as mais simples: nas roupas e no chão, mas sem dúvida a mais intensa foi no corpo, no coração. Que momento encantador!

Por Andréia de Morais
Diretora Pedagógica

Condução dos trabalhos
Coordenadora Pedagógica: Roberta Bezerra

Orientadora Educacional: Giselle da Silva
Corpo docente da Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental