Território Musical

O projeto “Território Musical” surge inspirado nas propostas de aprendizagem, de Reggio Emilia que visa criar espaços ao ar livre que possam gerar conhecimento e experiências. Neste território de aprendizagem, as crianças brincam, interagem, refletem e registram seus significados. Cada criança é vista como criativa e protagonista de seu próprio aprendizado e cada professor é um investigador constante, que busca compreender e entender como as crianças aprendem, o que lhes motiva e como se relacionam, criando condições para a aprendizagem.
A música como linguagem precisa ser investigada, a fim de proporcionar às crianças a expressão do seu imaginário e o prazer de descobrir e inventar novos sons. Essas experiências possibilitam que as crianças explorem e vivenciem situações de um processo criativo musical por meio da exploração dos sons do ambiente, pesquisando, criando, imaginando, individualmente ou em grupos, sons e objetos sonoros construídos com diferentes materiais do cotidiano e reciclados. Todos estes estímulos são facilitadores para que elas tenham maior apreço pela música. Assim, nada melhor do que usar um recurso capaz de tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso, e por consequência, mais efetivo.