TERRITÓRIO NATUREZA

Territórios do brincar: Elementos naturais e não estruturados

A ideia dos territórios de brincar surgiu a partir da necessidade da equipe pedagógica proporcionar aos estudantes da Educação Infantil, contextos criativos de aprendizagem, na qual utilizou recursos de fácil acesso (materiais não estruturados ou largo alcance) para criação de espaços de partilha entre as crianças. Notou-se a importância de não atribuir apenas aos brinquedos e/ou jogos industrializados a fonte de inspiração para aprendizagem lúdica, mas avançar em contextos educativos que tivessem o intento da provocação e da intencionalidade educativa por meio do brincar. O espaço escolar deve se transformar para acolher as crianças e suas inúmeras potencialidades, independente do espaço físico, é possível (re) criar experiências marcantes. Nesse sentido, que o trabalho realizado em um pequeno pátio escolar, permitiu a construção do território água, território dos elementos naturais e materiais não estruturados, de forma inovadora. A Imersão das crianças nesses territórios, oportunizou um momento cíclico de valorização da infância.