Álbum de fotos desta unidade.

Atividades Pedagógicas - EJA - MEC - 2017

Xadrez - Projeto Interdisciplinar - Artes e Matemática

A proposta do projeto xadrez é incentivar o estudante a despertar o espírito positivo de competição e de concentração, diante de um jogo que requer analise e capacidade de prever a ação do outro competidor.

Criado na Índia e logo após difundido em todo mundo, o xadrez deixou de ser um artifício para generais preverem ações nos campos de batalha, transformando-se em entretenimento para todas as idades. Os estudantes das 8ª séries e 1° ano da EJA, além de aprenderem as regras do jogo, também confeccionaram seus próprios tabuleiros. Alcançando assim o objetivo principal da atividade, estimulando o raciocínio lógico e desenvolvendo a criatividade. Estiveram envoldidos no projeto os professores Elves (Matemática) e Paulo (Artes).

Formatura Ensino Médio - EJA

No dia 27 de Junho, aconteceu a solenidade de formatura dos estudantes do 3° ano do Ensino Médio da EJA, das unidades MEC e Presidente Dutra. A Colação de Crau, ocorreu no Teatro Newton Rossi, no Centro de Atividades Sesc Ceilândia e a recepção no Salão de Festas. Parabéns aos Formandos!

Festa Junina

No mês de Junho aconteceu a festa junina da EJA. Todos os alunos participaram ativamente da realização da festa, cada turma ficou responsável por uma comida típica, que foi servida a todos os alunos da escola. Também teve música ao vivo e muita dança, além da tradicional quadrilha da EJA.

Semana de Arte Poética

Os alunos da EJA participaram da Semana de Arte Poética onde puderam realizar atividades com o objetivo de incentivar e valorizar a leitura, a criatividade e a interação entre a comunidade escolar.

A programação incluiu exposições, apresentações musicais, oficinas, teatro, sarau literário e muito mais.

O primeiro dia foi marcado por uma apresentação teatral da vida e obras de Machado de Assis. Um espetáculo sob direção do professor de Artes Paulo Afonso. O coral dos alunos da 8ª série "A", dirigido pelo professor de História Bruno Lima, chegou trazendo ainda mais encanto e brilho a noite no Teatro Paulo Autran.

As oficinas proporcionaram um momento único para todos que participaram. Muita criatividade e troca de experiências!

O encerramento da semana de Arte Poética foi marcado por um clima de descontração no chá literário, com muita música boa ao vivo e, claro, um chazinho pra aquecer ainda mais a noite. Raquel Scalia fez todos soltarem a voz curtindo MPB, enquanto a banda de Reggae colocou a galera pra dançar!

Foi exibida uma reportagem sobre Machado de Assis e a literatura brasileira, feita pelos alunos da 8ª série A, que contou com diversos entrevistados, dentre eles, o presidente da Academia de Letras de Taguatinga, Gustavo Dourado, e o presidente regional do Sesc-DF, Aldemir Santana. Ainda, houve recitação de poemas e uma reflexão sobre os aspectos que permeiam a obra "O alienista" e o contexto político que vivemos. O brilho especial da festa estava no empenho de toda a equipe, dos alunos que não mediram esforços para fazer o melhor e as apresentadoras do sarau, professoras Cleide Cristina e Viviane.

Enfim, arte, cultura e educação estiveram juntas neste evento, aliás, porque não dizer também que houve muita diversão. Assim se faz educação para vida!

Parabéns a todos!

camera

 

Projeto Educação Ambiental

            As atividades de educação ambiental devem possibilitar aos educandos oportunidades para desenvolver uma sensibilização aos problemas ambientais, propiciando uma reflexão a respeito desses e a busca de soluções. Essas atividades de sensibilização devem ser um caminho para tornar as pessoas conscientes de quão importantes são as suas atitudes. Sensibilizar é cativar os participantes para que suas mentes se tornem receptivas às informações a serem transmitidas.

            O projeto visa ressaltar a importância de trabalhar Educação Ambiental e sustentabilidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a finalidade de incentivar os alunos a preservar o ambiente em que vivem, executando o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade onde estão inseridos.

            Ao acreditar na necessidade da educação ambiental para a conscientização da população e uma consequente mudança nos rumos de nossa história, buscamos caminhos para implantar tal concepção de educação em nosso cotidiano escolar. A proposta desse projeto visa uma Educação Ambiental na busca de uma prática reflexiva, renovadora e transformadora da realidade dentro e fora da escola, traçando um paralelo com o trabalho já realizado pelos professores.

camera

 

  Projeto Conhecendo as Regiões do Brasil

 Os estudantes das 3ª e 4ª séries do 1° segmento da EJA,  apresentaram na culminância do projeto "Conhecendo as Regiões", o resultado das pesquisas relacionadas ao clima, vegetação, turismo e curiosidades sobre as diferentes regiões brasileiras. Além disso, cada grupo peparou um prato típico de cada região, tendo assim a oportunidade de saborear os diferentes sabores do nosso país.

Palestra em parceira com a PMDF - Tema: Drogas

Os alunos de todos os segmentos da EJA participaram da Palestra sobre DROGAS com o Cabo Aquino representando o Batalhão Escolar da PMDF.

Atividade online

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e trabalhar com um site educativo que auxilia no aprendizado da língua inglesa de uma maneira bem fácil e com um métodologia eficiente para o aprendizado online. Todas as lições foram realizadas utilizando um método inovador que garante o desenvolvimento do vocabulário, escrita e pronúncia sem maiores dificuldades para o aluno e evitando frustrações comuns em cursos de Inglês. A atividade foi desenvolvida no laboratório de informática educativa.

Exposição Legados da Grécia

Cerca de 40 estudantes das turmas do 1º ano da EJA tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula através da saída pedagógica à Exposição Legados da Grécia. Foi possível integrar saberes entre as disciplinas de História, Filosofia e Artes além de compreender temas associados à mitologia, arte, literatura, música, arquitetura, dentre outros. Além disso, tiveram a possibilidade de contextualizar as práticas e manifestações sociais gregas antigas e sua influência na formação do pensamento ocidental.

Integrando Informática e Língua Portuguesa

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio - EJA, aprenderam no laboratório de informática educativa a utilizar o software editor de textos (Word) e confeccionar documentos oficiais, seguindo os padrões exigidos.

Informática Educativa e Alfabetização

Todas as segundas-feiras acontecem no laboratório de informática educativa, aulas dinâmicas com jogos educativos, para auxiliar na compreensão da escrita das letras. Participam estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental.

Palestra: Relacionamentos Saudáveis

Voltada para estudantes do Ensino Médio e Fundamental da EJA, com o tema "Relacionamentos saudáveis - os segredos para uma boa convivência e para a felicidade", conduzida pelo Sargento Aquino, que atua no Batalhão Escolar da PMDF, levou os estudantes a refletir sobre o comportamento humano na sociedade.